Os passeios ecológicos partindo do hotel passam pela pousada e levam seus hóspedes á cachoeira central,ao campo dos vaga-lumes nas tardes de chuva, ás noites de causos e música no imponente Coliseum de eventos( alta temporada e feriados).

Opções de passeios – Consultar sazonalidade

• Trekking

Santa Bárbara é cercada de muitos lugares para a prática do trekking, onde encontramos diversos níveis de dificuldades.

Trekking Via Bosque

3200 metros
2:00 horas
Este Trekking é de nível fácil, e pode ser feito sem o acompanhamento de um guia, seguindo as placas autoguiadas. Neste passeio você poderá conhecer a prainha, local para um refrescante banho, a usina hidrelétrica e ir a té a vila caminhando em uma bonita estrada . Solicite um mapa na recepção. Poderá também conhecer a cachoeira de Santa Bárbara. Para desvendá-la indicamos guias locais conhecedores da região.

Trekking a Barragem

Partindo do hotel :6 km
Partindo da vila :2,8 km
O passeio é realizado em uma trilha muito antiga de média dificuldade , devido aos pedregulhos , a inclinação do percurso e a quilometragem, que são 1,4 km para subir e 1,4 km para voltar. Ao final da subida, encontramos uma belíssima paisagem, com a barragem de Santo Antônio ao fundo, onde os hóspedes poderão realizar um rápido mergulho, ou ir até onde começa a queda da cachoeira. Levar água. Indicamos guias locais para acompanhá-lo.

Trekking ao Mirante

Partindo do Hotel: 11 km
Partindo da Vila: 8km
O passeio é realizado em uma trilha de média / difícil dificuldade, devidos aos pedregulhos , inclinação e a distância, que são 4 km para ir e 4 km para voltar(partindo da vila). No alto da montanha é possível ter uma visão de 360° de toda a região de Santa Bárbara, incluindo a Serra do Cabral. Recomendamos a contratação de 1 guia, Levar água, lanche para ser consumido lá.

• Mountain bike

Santa Bárbara é privilegiada por também ser um local onde a prática do Mountain Bike é viável. Pode ser feito na Trilha via Bosque ou então em estradas que cortam a região.

Roteiro do Rio Pardo

Localizado ao Sul de Santa Bárbara, este roteiro leva até o Rio Pardo, local de rara beleza, e local propício para banho, com praias e água doce e areia branca. Durante o percurso podemos observar a fauna e flora local. O roteiro até o Rio Pardo percorre 28 km em estradas de terra com cenário misto de subidas, descidas, fazendas e vilarejos. Recomenda-se auxílio de guia. Pessoas acostumadas com a distância de 56 km ( ida e volta) irão se deliciar com o passeio. Caso a pessoa queira ir de Bicicleta e voltar num transporte, consultar a opção do carro de apoio.

Roteiro Curumataí

Para esportistas experientes indicamos a trilha que leva até o Arraial de Curumataí, lugarejo distante 25 km de Santa Bárbara, onde encontramos água termal à 38 graus ( ingresso no local cobrado a parte) . O percurso é um misto de subidas, descidas e cross country, passando por locais de rara beleza Para este percurso consulte sobre guia especializado.

• Circuito da cachaça

No entorno de Santa Bárbara, na estrada que leva ao Vilarejo de Salobro, encontramos 2 propriedades que fabricam uma das melhores aguardentes de Minas Gerais. Os alambiques produzem a aguardente de Março a Outubro , mas durante todo o ano é possível visitá-los.

Aguardente Barrinha

Localizada numa pequena fazenda , desde 1975, concentra a sua produção na própria aguardente, de excelente qualidade. Lá o turista pode ver aonde é feito todo o processo , desde o plantio até o produto final.

Aguardente Grama Verde

Localizada no vilarejo de Salobro, a aguardente Grama Verde, é produzida num sítio com diversos tipos de plantações,. Além de todo o processo de fabricação da cachaça, você conhecerá como é possível existir um lugar onde se plantando, tudo dá. Vale a pena conhecer!

Roteiro da cachaça

Visita aos Alambiques, passeio de 2 horas.
Recomendamos levar água, repelente, roupa de banho, e tênis.

• Campo dos vaga-lumes

É um local próximo à Vila de Santa Bárbara que caracteriza-se pela presença de milhares de vaga-lumes .

Eles aparecem sempre em noites úmidas e quentes, e o espetáculo é maravilhoso. Piscam de um lado para o outro e da a impressão de um enxame de vaga-lumes ao seu redor. Vale a pena!

• Cachoeira do telésforo

São 70 km de muita história, natureza e aventura.

No caminho vários Cânions cortando a serra encosta a baixo tornando a viagem ainda mais bela.

O caminho passa por dois vilarejos serranos Rodeador, onde fica a Serra da Tocaia, uma antiga estrada de trem em meio a uma pedreira desativada e Conselheiro Mata, onde encontra-se Geraldo Kussu um morador local e dono do Bar do Kussu, que vale uma prosa.

Daí a cachoeira, são mais poucos quilômetros. Conheça!